Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de junho de 2008

O CATOLICISMO É 1 PLÁGIO?

ABENÇOAR

O papa da Igreja-católica abençoa com os 3 dedos abertos, para significar a Santíssima Trindade. Este gesto não é senão a antiga mano pantea representada também em Pompéia e conhecida na Índia há muitos anos AC.
Até o Islamismo compartilha o mesmo gesto: polegar e indicador se tocando e o outros 3 estendidos para a benção...

ABSTINÊNCIA

A abstinência de carne nas 6ª feiras era 1 pequeno ato de penitência imposto aos católicos e também 1 sinal de lealdade às leis da Igreja-católica-apostólica-romana nas pequenas como nas grandes questões.
Nos ancestrais Mistérios Menores, o 1º estágio da Iniciação já compreendia a abstinência de determinados alimentos e bebidas... Além disso, os judeus já tinham o Yon-Kipur.

ADVENTO

Advento designa no Catolicismo a vinda, a chegada, a aparição ou presença gloriosa do Messias, do Cristo, do Filho do Homem ou do Senhor, tomando posse de seu reino, exercendo poder soberano e o julgamento final...
O Velho Testamento porém, já anunciava este advento sob duas perspectivas que finalmente se coadunavam: 1º - O próprio Deus, por compaixão, zelo, fidelidade à aliança, manifestará seu domínio sobre seu povo. Este domínio pertence-lhe desde a eternidade (Números 23.21; Deuteronômio 33.15; Isaías 44.6); porém, foi discutido e rejeitado. Eis porque através dos acontecimentos históricos, Deus prepara 1 acontecimento sem precedentes nem paralelos, cujo anúncio constitui 1 dos temas máximos da profecia: a vinda, o advento, a chegada de volta do própria Iavé ao seu povo, tornando-se pastor de Israel (Ezequiel 34.11), revelando seu julgamento e sua graça tanto sobre Jerusalém quanto sobre as nações.

E tratava-se do advento também de 1 rei escatológico, herdeiros das promessas feitas a Judá (Gênesis 49.10) e a David (Jeremias 23.1-6). Este rei é o "servo", o "ungido" de Iavé do 2º Isaías. É anunciado ora como uma personagem apocalíptica, às vezes "sucitado", ora como 1 soberano temporal e político, às vezes "vindo das nuvens do céu" e sua vinda é acompanhada por sinais anunciadores do juízo e vingança vindoura (Isaías 40.10) ou pela paz paradisíaca a ser instaurada (Isaías 9.6 e 11.6) e também pela reconciliação universal entre os povos (Isaías 2.2-4).
Tudo sob medida, não???

ÁGUA BENTA

Muito antes de Cristo, a água benta já era empregada pelos hindus, egípcios, gregos e romanos...

ÁGUA E VINHO

É no culto do deus do sol egípcio Osiris, que já encontramos a água e o vinho que, mais tarde, também seria usado no ritual cristão.

Nenhum comentário: