Total de visualizações de página

POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS???


Pode o Espírito Santo se Contradizer? Se não pode, como cremos, como explicar a diversidade evangélica/protestante? 
Por I.B.IRINEU Fonte: http://www.femormon.com.br/artigos/porqueigrejas2.htm

Como o Espírito Santo, sendo um espírito de verdade pode “ensinar” tantas doutrinas diferentes e contraditórias como as que encontramos entre evangélicos e protestantes
e tudo tirado da Bíblia?

Uma das tantas coisas que os evangélicos/protestantes NUNCA SABEM RESPONDER, apesar de usarem um rebuscado jogo de palavras - que na verdade só se contradizem
mais ainda - é por que sendo o Espírito Santo um só, este dito “espírito santo” “inspira” diferentes e mesmo antagônicas doutrinas.

São muitos os “Jesus”...

Como 40.000 igrejas protestantes/evangélicas espalhadas mundo a fora, podem ter o mesmo “espírito santo” com tantas doutrinas diferentes?

Eles nunca conseguem responder... Ficam desnorteados... Balbuciam algumas escrituras, entretanto, tão flagrantemente distorcidas que só os desavisados e embebidos na emoção evangélica consomem...

Chegam a infantilidade de afirmar que esta “diversidade” são “dons do espírito”. E aí se complicam mais, pois o espírito não pode se contradizer e além disso, os frutos do espírito são outros, conforme Paulo ensinou em Gal. 5, o que nada tem a ver com o que pregam para explicar a tremenda babel doutrinaria criada por quem não tem revelação de Deus e vive pela letra morta.

Outra fraca e tênue desculpa que usam é dizerem que uns são chamados para evangelistas, outros para mestres, etc, etc, e esquecem ou não querem ver, que aqueles que exerceram estas funções NUNCA ENSINARAM NADA QUE FOSSE CONTRARIO uns dos outros, como notoriamente encontramos nas denominações evangélicas e protestantes.

Ainda tem aquela outra desculpa, mais desprovida de entendimento, ao dizerem que o importante são meia-dúzia de doutrinas que eles "coincidem" e crêem juntos, que são "doutrinas fundamentais".

Entretanto, quem define quais são as doutrinas "fundamentais" são os próprios evangélicos/protestantes - como que legislando em causa própria - para darem "ares" de verdades as "meias-dúzias" que concordam, através de “pactos” e “alianças” realizados para esse fim. Esses "pactos" e "alianças" foram estabelecidos através de estudos e de discussões interpretativas e de voto vencido das igrejas e de seus respectivos teólogos que ficaram em minoria naqueles debates.

Nada de revelação... nada de ter a sanção de Deus... Não eram pactos ou alianças entre Deus e os homens ou Deus e um Profeta, mas apenas firmado entre eles e suas respectivas igrejas... apenas conclusões de homens.

Apenas incautos e desavisados engolem tamanho sofisma.

E ainda assim acabam - mesmo indiretamente - afirmando que o Espírito Santo só é bom para meia-dúzia de ensinamentos. E o restante? Ele pode se contradizer e ensinar tudo diferente...? Outra desculpa apresentada para tentar manter "as aparências" é quando afirmam que Pastores de diferentes denominações evangélicas e/ou protestantes pregam em diferentes igrejas, como por exemplo, Pentecostais pregando em Igrejas Batistas,
Pastores Batistas pregando em Igrejas Presbiterianas, e Presbiterianos pregando nas Assembléias de Deus!, etc, etc.

Isso é verdade, mas meia verdade apenas... Eles até fazem isso, mas apenas para “deixar a imagem” de união para seus fiéis, até porque as "pregações" são somente sobre assuntos mais brandos e, digamos, "comuns" em função dos pactos e das alianças entre eles.

Agora, veja se um pastor presbiteriano consegue falar sobre a predestinação num culto da assembléia ou da batista? Veja se um pastor luterano consegue falar de Maria com a ênfase que eles dão a ela num culto assembleiano, por exemplo? Ou um assembleiano ou um batista peniel pregando sobre o "falar línguas estranhas" na igreja luterana?

Acreditar nessas desculpas é como querer "tapar o sol com a peneira".

O ESPÍRITO SANTO NÃO PODE TESTIFICAR “verdades” tão diferentes e contraditórias.

Deus não um deus de confusão.

É notório, os diversos "Jesus" que são criados e desenvolvidos dentro das igrejas evangélicas e protestantes.

Se fosse o mesmo Jesus, seria a mesma pregação, a mesma doutrina, a mesma igreja e não essa salada ou babel de doutrinas a-gosto-do-freguês como vemos escancaradamente exposta sem pudor algum por diversas igrejas evangélicas e protestantes mundo a fora.

Isso é um fato.

O Espírito Santo não pode testificar verdades diferentes.

A verdade é uma só. O Espírito Santo é um Só. Deus não é um Deus de confusão.

O caminho é um só. A verdade é uma só. Jesus é um só e sua doutrina uma só. O Espírito Santo prega uma só doutrina, uma só verdade, um só Jesus.

Será que foi o Espírito Santo quem afirmou aos presbiterianos a doutrina da predestinação, e inspirou os demais crentes a afirmar que isso está errado e não passa de uma teoria?

Será que foi o Espírito Santo quem inspirou alguns evangélicos a aceitar mulheres no presbitério, e levou outros a não aceitarem essa atitude?

Terá sido o Espírito de Deus quem faz alguns protestantes não crerem nos “dons espirituais”, e aos pentecostais dizerem que isso vem de Deus?

Foi o Espírito Santo quem levou algumas divisões evangélicas a “preverem” a data da volta de Cristo, e a outras afirmarem que só o Pai sabe desse dia?

Acaso foi o Espírito Santo quem ensinou aos luteranos a doutrina da consubstanciação e aos demais evangélicos a da representação na santa ceia?

Foi o Espírito Santo quem ensinou a alguns evangélicos imitarem o que ocorre em "terreiros" com Sessões de Descarrego, banho com sabonete de extrato de arruda, emprego de sal grosso e entrevistas com Exu-Caveira e outras entidades da mitologia afro nos cultos, e depois teria inspirado outros evangélicos a não concordarem com isso?

Teria sido o Espírito Santo quem revelou a algumas igrejas a importância da hierarquia, e a outras a não obedecerem ninguém além do presbítero?

É o Espírito Santo quem ensina a algumas doutrinas que a Teologia da Prosperidade é neo-testamentária e, a outros, afirmarem que isso é não é cristianismo autêntico?

A verdade é uma só, e não essa confusão ou babel doutrinaria com a qual os evangélicos estão envolvidos e se desculpam dizendo que isto são "manifestações" ou dons do espírito para não terem que enfrentar a realidade de suas doutrinas
contraditórias e divergentes e ainda terem que dizer que é o Espírito Santo que assim ensina...

O Espírito Santo não pode ensinar tantas coisas diferentes e Jesus ser o mesmo em todas estas divergentes colchas doutrinarias que encontramos mundo evangélico e protestante a fora.

E tudo isso saído da Bíblia...

É como diz Prov. 29:18:“Não havendo profecia [não tendo profetas], o povo perece.” Ou é tremendamente manipulado.

Um ledo e tremendo engano acreditar em tantas doutrinas diferentes e dizer que é o mesmo Jesus e o mesmo Espírito Santo que ensina...

Um enorme engano que custará a alma de muitos...

Assim fica a pergunta: Como o Espírito Santo sendo um espírito de verdade pode “ensinar” tantas doutrinas diferentes e contraditórias como as que encontramos entre evangélicos e protestantes e tudo tirado da Bíblia?

O Espírito Santo não é o que testifica a verdade?

E quantas verdades existem no protestantismo e evangelicismo?

E não me venham com aquela outra famosa desculpa que a "verdade é Jesus", que é "Jesus que salva", etc, etc, conversa que só atende aos embebidos no mosto evangélico e protestante...

A verdade é uma só. Jesus é um só e não esses multifacetados "Jesus" que em nome dele, muitas igrejas evangélicas e protestantes "pregam" verdades tão diferentes e contraditórias e ainda se dizem "orientadas" ou "inspiradas" pelo Espírito Santo...

De sã consciência dá para entender isso...?????

Pode o Espírito Santo se Contradizer? E se não pode - como também cremos - como explicar as bizarras, incoerentes e contraditórias doutrinas e "inspirações" do Espírito Santo de evangélicos e protestantes e tudo vindo da Bíblia? E ainda dentro desse contexto qual é a autoridade que tem um evangélico ou protestante para dizer que está certo, que tem o Espírito Santo, que suas práticas estão certas?

Por que se uma dessas religiões estiverem certas, as outras estarão todas erradas.

Se, por exemplo, o “Jesus e seus apóstolos” (da Batista Peniel) que ensina como verdade “falar línguas estranhas” está certo, então o Jesus da Batista (a da Batista original) estará errado.

Se, por outro exemplo, o "Jesus e seus apóstolos (da Batista Peniel) ensinaram
que batizar criança recém-nascida é pecado, então o "Jesus e seus apóstolos" da Luterana estão errados, porque estes, os Luteranos, batizam crianças recém-nascidas.

Então, digam qual é a autoridade de uma dessas igrejas evangélicas e/ou protestantes para se acharem certas no que pregam, no que fazem?

A Bíblia?

Mas e os outros também não fazem ou dizem o mesmo?

É aprovado pelo Espírito Santo?

Mas e os outros também não dizem o mesmo? Parte II (continua...) POR QUE EXISTEM TANTAS IGREJAS?
Pode o Espírito Santo se Contradizer? Se não pode, como cremos, como explicar a diversidade evangélica/protestante? Por I.B.IRINEU Fui evangélico e também protestante por muito tempo e conheço bem as limitações destes. Entretanto, temos visto por parte de evangélicos e protestantes, a sempre “iniciativa” para uma beligerância gratuita – mesmo psicótica, de alguns - de ataques ao que cremos e exercemos fé, a partir de perguntas ou comentários maliciosos que me fazem lembrar as perguntas e comentários hipócritas que os fariseus e outros lançavam a Jesus na tola tentativa de contradizê-lo.

Hoje a situação é a mesma.

Não saímos daqui para atacar fé de ninguém. Estamos satisfeitos com o que cremos e temos fé. Temos um testemunho inabalável de que Jesus é o Cristo e esta é a Sua Igreja. E isto nos basta.

Convidamos a todos a compartilhar dessa verdade, desde que queiram – e muitos têm querido - seguir a promessa contida em Morôni 10:4 (no Livro de Mórmon): “E, quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e, se perguntardes com um coração
sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará sua verdade disso pelo poder do Espírito Santo".

Temos 60.000 missionários (um deles, meu filho, que está servindo no Japão), em todo o mundo, com um forte testemunho da obra de Jesus Cristo, que faz com que A Igreja de Jesus Cristo SUD batize cerca de 300.000 pessoas por ano. A cada três anos aumentamos em um milhão o numero de membros.

Há 5 anos atrás tínhamos no Brasil, apenas o Templo de São Paulo. Hoje temos 4 templos (São Paulo, Campinas, Recife e Porto Alegre) e o quinto já iniciou a construção e será aqui na minha Curitiba. Será uma benção para esta cidade!

A diferença básica entre as formas de crermos está em que evangélicos e protestantes têm a Bíblia como única autoridade e isto funciona como uma espécie de “dogma” ou mesmo como chamamos na minha área profissional de “efeito hipnógeno” que não os deixam ver a verdade, tomados que são, por um contexto emocional que lhes subtraem a capacidade racional de verem por si mesmos.

Assim, não sabem explicar de forma COERENTE (uso da razão) como dessa “única autoridade” conseguem sair as mais bizarras, incoerentes e contraditórias doutrinas e ainda dizerem que isso é “inspirado” ou “orientado” pelo Espírito Santo?

Não sabem explicar sobre os diversos “Jesus” que com “seus apóstolos” ensinam tantas doutrinas bizarras, incoerentes e contraditórias acobertados por chavões de uma “irmandade” apenas didática e estereotipadas no “crer e será salvo” ou no “Só Jesus Salva”.

Isto soa muito mais como uma dissimulação para não revelar as divisões doutrinárias que infestam o arraial evangélico/protestante do que pela verdadeira pregação do evangelho.

Nós, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cremos na Bíblia, mas também cremos e exercemos fé na revelação contínua, pois sabemos que Deus, principalmente, nos últimos dias, não deixaria seus filhos a “mercê” de todo “vento de doutrina”.

Através da história, Deus tem escolhido profetas, como Noé, Abraão, Moisés e tantos outros, para ensinar o evangelho e dirigir Sua Igreja (Amos 3:7). Hoje em dia não é diferente. Precisamos todos da orientação de Deus em um mundo confuso com tantas doutrinas criadas e interpretadas a juízo humano.

Por amar a Seus filhos, Deus continua a mandar profetas. Assim como Deus tirou os israelitas da escravidão e os levou para um lugar melhor por meio de Seu profeta Moisés, Ele dirige Seus filhos hoje em dia para uma vida mais feliz e mais pacífica quando eles escolhem seguir Seu profeta vivo.

Temos ainda o Livro de Mórmon que para nós é uma escritura sagrada especialmente preservada para nossos dias e que para nós evidencia, clareia e dirime dúvidas sobre a doutrina do Senhor.

Então, em resumo, não temos só a Bíblia, que está mais do que provado, não ter autoridade “sozinha” para ditar a verdade de todas coisas. Para saber disto, basta ver quantas religiões saem dela e ainda todas se dizendo “orientadas ou inspiradas” pelo Espírito Santo.

Isso é ponto pacífico.

O Apóstolo Paulo já dizia que “Deus não é um Deus de confusão” (I Cor. 14:33) e que existe apenas “UM só SENHOR, UMA só FÉ, UM só BATISMO” (Efe. 4:5).

Então como uma miríade de igrejas pregando tantas coisas diferentes, em nome de Jesus, podem estar certa só por usarem a Bíblia e/ou dizerem terem o Espírito Santo?

Por que tantos são levados por “vento de doutrina” desse ou daquele tipo?

Por que tantos “Jesus”, que para alguns ensina uma coisa e para outros ensina diferente e até diametralmente oposto?

Assim, essa inacabada colcha de retalhos doutrinaria perfaz e justifica as palavras do Apostolo Paulo: “Que aprendem sempre, e NUNCA PODEM chegar ao conhecimento da verdade” (II Tim. 3:7).

Observemos bem: "Nunca podem chegar... ao conhecimento da verdade...

E assim são divisões e mais divisões de igrejas e doutrinas como digo, “a-gosto-do freguês" e tudo da Bíblia e tudo se dizendo inspirado pelo Espírito Santo.

Fica claro que isto NUNCA daria, como nunca deu, certo.

Você percebe isso? São divisões e mais divisões, frutos de desentendimentos, de rachas entre pastores, de disputas por dinheiro, de novas interpretações criadas, etc etc...

É como já se tinha avisado: “Não havendo profecia [profetas], o povo perece” (Prov. 29:18).

E como o povo tem perecido, iludido por toda sorte de doutrinas que vão desde a "entrevistas" com exu-caveira à confusa doutrina da trindade, que não é explicada nem mesmo pelos criadores dela, os católicos, quanto mais pelos que a adotaram-na, os evangélicos/protestantes.

Isso é tão claro que salta aos olhos.

Por outro lado, nós temos um Profeta vivo que recebe revelações de Deus para dirigir sua Igreja.

Temos um testemunho inabalável sobre Jesus Cristo e de Sua Igreja que é o mesmo que “tocou” Pedro quando Jesus perguntou-lhe quem, Ele, Jesus, era. E quando Pedro respondeu que Ele era o Cristo, Jesus disse-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus” (Mat. 16:17).

Veja, não foi pela carne nem pelo sangue, ou seja, não foi por estudos, nem por discussões sem fim, nem por concílios, nem por pactos entre igrejas, nem por desentendimentos de pastores que brigam entre si e formam novas igrejas, nem por interpretações pelo juízo humano, mas o testemunho vem pelo Espírito Santo. E quando este chega - ainda que pela misericórdia de Deus - NINGUÉM É CAPAZ de tirá-lo.

É o mesmo método ensinado por Paulo, um dos Apóstolos de Jesus, quando escreveu: “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a LETRA MATA, mas o ESPÍRITO VIVIFICA” (II Cor. 3:6).

Assim, creio. Assim sou abençoado. Assim sou feliz. Assim tenho toda a segurança de um forte testemunho de que existe APENAS UM CAMINHO, UMA FÉ, UM SÓ BATISMO, UM SÓ SENHOR e que este caminho, essa fé e esse batismo eu já alcancei.

Já não vivo mais em confusão ou vento de doutrina.

A minha luta agora é perseverar nesse caminho, sê fiel ao Senhor, amar e proteger minha família e ser grato pelas muitas e maravilhosas bênçãos que tenho recebido de meu Pai Celestial.

Com isso, não me julgo melhor que alguém, mas apenas compartilho minha fé e crença em Jesus e em Sua Igreja, deixando a cargo dele o julgamento de e em todas as coisas. 
Fonte: http://www.femormon.com.br/artigos/porqueigrejas2.htm